top of page
fundo.jpg

INTRODUÇÃO

 

O projecto designado Casa Vantag pretende orientar a construção ou restauro, distinguindo-se por princípios estéticos e técnicos, derivados da experiência profissional dos promotores - em galerias de arte e peritagens de seguros. Embora não exclusivamente, o projecto Casa Vantag destina-se a imóveis de habitação.

 

PRINCÍPIOS ESTÉTICOS

 

As cores dominantes são o branco, nas paredes interiores / exteriores, e a cor da Vantag (lavanda) num tom mais suave na fachada principal. Em contraste, privilegiamos os tons madeira ou preto, este último em mobiliário ou design.

Em termos de arte, haverá as seguintes possibilidades: tradicional -  quadros (por ex. um painel fotográfico), múltiplos ou esculturas; inovador - obras de arte inseridas directamente no imóvel (por ex. executar um vão na parede para uma obra de arte em acrílico). Ou ainda, como referência à técnica histórica do fresco, pintura directa na parede.

Foram criados elementos para as necessidades exclusivas da Casa: mesa do quarto nº 2, tendo em conta o vão das escadas; prolongando a estética usada no corrimão das mesmas; armário do quarto principal; armários da cozinha com acabamento específico e design único.

 

PRINCÍPIOS TÉCNICOS

 

Partindo da, já referida, experiência em peritagem de seguros e tendo em conta que qualquer pequena avaria provoca obras alargadas, destruição de paredes, etc., privilegiamos a acessibilidade nos pontos habituais de intervenção: rede de água (canalização interna e caleiras externas) e instalação eléctrica/aquecimento. Assim, foi criada uma zona técnica por onde passam todas as tubagens, o que em caso de necessidade podem ser intervencionadas sem estragar as paredes e pintura.

Por exemplo, nas canalizações usou-se a tecnologia PEX e no balcão de cozinha, bases de lavatório, prateleiras dos quartos de banho e no balcão/mesa da 1ª sala, o inovador material Corian® da DuPont™. Nos terraços e coberturas usaram-se diversas camadas de materiais para garantir total impermeabilização.

 

PRECEDENTES

Anteriormente, como uma primeira experiência nas antigas instalações da Galeria Vantag, tivemos o trabalho de Daniela Ramalho.

bottom of page